Circulares
Circular Nº 70
Retomada dos Cultos
À irmandade e ao Ministério

Publicada em 24 de setembro de 2020

São Paulo, 24 de setembro de 2020 – 18.00 horas

 

CIRCULAR Nº 70/2020

 

À IRMANDADE E AO MINISTÉRIO

 

RETOMADA DOS CULTOS PRESENCIAIS – BRASIL

 

Prezada Irmandade e Ministério,

A Paz de Deus. Amém.

Cumpre-nos informar à cara irmandade que na reunião do Conselho dos Anciães Mais Antigos do Brasil realizada na data de hoje, foi deliberado a retomada dos cultos presenciais, suspensos desde 15 de março último, em todos os Estados do Brasil, em observação às determinações das autoridades sanitárias, pela pandemia manifesta.

Essa retomada deve obedecer aos critérios determinados pelo Conselho conforme descritos a seguir:

- A realização dos cultos poderá ser em todas as cidades do país, observado o cumprimento de determinações legais impostas pelas autoridades, desde que autorizados.

- A Administração a qual pertence a cidade deverá procurar as autoridades competentes para receber orientações, esclarecimentos e providenciar nossa comunicação da retomada dos cultos e cuidados com que o fazemos.

- A capacidade de presenciais permitida no recinto deverá ser observada quando da realização dos cultos. Essa capacidade baseia-se em percentual do número total de frequentadores autorizados.

- Deveremos cumprir as regras que determinam segurança, tais como, evitar aglomerações e manter distanciamento social. A desocupação do recinto do culto pela irmandade deverá ser imediatamente após o término do mesmo e não deverá haver saudações, tanto antes como após o culto, quer com toques de mãos, abraços e ósculo santo.

- A partir de 11 de outubro, domingo, os cultos online serão somente aos domingos, às 14 horas, unicamente a partir do Brás – Capital – São Paulo.

- A partir de 13 de outubro, terça-feira, os cultos poderão ser realizados presencialmente, em todas as casas de oração, sempre nos mesmos dias, em todo o país. Deverão ser realizados até três cultos por semana, obedecidos os dias de terças feiras, quintas feiras e sábados, preferencialmente as 20 horas. Casas de oração que constam no Relatório com menor número de cultos na semana, devem considerar a manutenção da mesma quantidade, porém ajustando para os dias acima indicados. Se a casa de oração tem um culto por semana, este deverá ser num dos dias acima definido.

- Reuniões de Jovens e Menores continuarão sendo realizadas no sistema online, a partir do Brás – Capital – São Paulo, sempre aos domingos, às 10.00 horas.

Deverão ser observados e cumpridos os seguintes cuidados:

- Manter tapetes ou capachos higienizantes em todas as portas de entrada do salão de culto, com solução apropriada.

- Manter termômetro digital para medição de temperatura, a distância de todos os frequentadores, antes de adentrarem ao salão.

- Aplicar álcool em gel nas mãos de todos os frequentadores, nas portas do salão.

- Somente poderão adentrar ao recinto se portarem máscara facial cobrindo nariz e boca, e estas não podem ser retiradas em qualquer hipótese, inclusive durante o cantar e tocar dos hinos.

- Os cultos devem ser realizados em tempo mínimo, reduzindo-se a sua ordem, sem liberdade para os testemunhos. Serão cantados e tocados três hinos, feita a oração e a Palavra; oração de agradecimento e hino de encerramento. A duração será de, no máximo, 60 minutos.

 

Ainda que autorizado a realização dos cultos presenciais, continuamos em regime de exceção. Portanto, rogamos a irmandade que frequentem somente os cultos da comum Congregação a qual pertencem

 

- Só podem ser tocados os instrumentos que não são de sopro (devido exigência do uso de máscara).

- A utilização do ar condicionado nas casas de oração está sujeita à legislação pertinente pois recomenda-se que haja renovação do ar a ser condicionado, bem como higienização constante dos filtros do equipamento.

- Quaisquer outros serviços permanecem suspensos, exceto batismos que, quando necessários serão realizados, a critério do ministério local.

Rogamos à irmandade que atentem para orientações publicadas somente em nosso site.

Em qualquer tempo, diante de novos fatos surgidos, deliberações poderão ser tomadas por este Conselho. Outras informações que se fizerem necessárias, serão apresentadas em nosso site.

Vossos irmãos em Cristo,

 

Conselho dos Anciães Mais Antigos do Brasil

Circular em PDF (revisada em 26/set/20)