Libras

LIBRAS NO BRASIL

LIBRAS é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos (surdos) para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes. É uma língua como idioma. Não é linguagem, é uma língua natural captada pela visão, pelas expressões faciais e pelos movimentos corporais.

Ela tem sua origem baseada na linguagem de sinais francesa e, é um dos conjuntos de sinais existentes no mundo inteiro com o propósito de realizar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva. Em 1857 foi fundada a primeira escola para surdos tendo como o uso de sinais e nascendo assim a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

LIBRAS NA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

LIBRAS na Congregação Cristã no Brasil teve inicio por volta do ano 2002, quando o Ministério observou a necessidade dos surdos receberem a Santa Palavra de Deus. A interpretação, ou seja, a comunicação com os surdos foi necessária devido o Senhor ter ser apiedado desses irmãos e irmãs chamando-os na Graça, movendo assim seus servos no sentido de proporcionar para eles a inclusão e acessibilidade a tudo que o Senhor prepara nos Santos Cultos.

GLOSSÁRIO DE SINAIS RELIGIOSOS

Clique sobre a inicial para listar os temas

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V Z

Damos graças a Deus por Seu amor e compaixão para com as nossas almas e, por nos ter dado a oportunidade de concluir este importante trabalho da segunda edição “GLOSSÁRIO DE SINAIS RELIGIOSOS”. Este glossário tem por objetivo, assim como na primeira edição em 2018, organizar e estruturar o vocabulário utilizado nos Serviços Divinos realizados na Congregação Cristã no Brasil, estando disponível para consulta por todos que necessitarem.

Assim como as línguas faladas, a LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais, é uma língua que possui sua estrutura gramatical e mecanismos comunicativos próprios, entre eles as expressões faciais, movimentos corporais, sinais manuais e outros recursos que são estritamente necessários para a comunicação com os surdos. LIBRAS é a língua da comunidade surda brasileira, reconhecida pelo governo federal em 24 de abril de 2002 pela lei 10.436.

Em 2004 começaram os primeiros atendimentos aos surdos na Congregação Cristã no Brasil. Desde então, observando-se a ausência de sinais bíblicos para uma comunicação com qualidade com os surdos, iniciaram-se as reuniões, com surdos, para revisão dos sinais existentes e criação de novos que são necessários. Agora em 2019, pela misericórdia de Deus, mais uma etapa é concluída.

A construção de um glossário, seja de uma língua oral ou sinalizada, é uma tarefa inacabada, passando por constantes revisões, adições e/ou subtrações de sinais, dependendo sempre da evolução da língua.